terça-feira, 22 de agosto de 2017

Atividades em sala de aula 1ºC e D

Professora: Ana Cristina Cordeiro Marcondes 

Trabalho com dados (adição)- Ana Cristina 1° ano

Matemática – 1º ano C e D



Na atividade 1 (TRABALHANDO COM DADOS NA ADIÇÃO), os alunos estarão em duplas com 2 dados, papel sulfite para cada aluno, cartela com números de 0 à 100, lápis , borracha e quadro branco para registros das mesmas. Os alunos devem jogar os dados, no qual, contarão as bolinhas de cada dado e farão adição. No quadro branco será registrado os números referente a quantidade de bolinhas na face do dado, em seguida o aluno registrará no papel as operações com os símbolos de + e =. Novamente, é possível que recorram à contagem na cartela de 0 à 100 ou comparem as quantidades, desenhando as bolinhas uma a uma. Será orientado pela professora os alunos que tiveram dúvidas nesta atividade. É necessário que eles tenham internalizado a associação entre os numerais vistos e as quantidades que representam nos dados jogados na mesa.


 Português – Letramento e alfabetização

 Trabalho com alfabetização com silabário móvel=1°C e D Ana



Nesta atividade- Os alunos serão organizados em duplas, no qual receberão um envelope com figuras e sílabas,em seguida receberão papel sulfite para registrar as palavras que depois ilustrarão com desenhos. Também cada aluno terá o seu envelope. Em uma mesa será colocado um silabário colorido feito com sucata. Eles serão orientados para organizarem as sílabas com ajuda da professora e, depois irão até o silabário móvel escolherão uma cor para colar com fita adesiva a figura e as sílabas. Cabe ao professor exercer o papel de mediador desse processo. Eles retornarão as suas carteiras para que todos da classe registrem e observem a figura e as sílabas da palavra referente a figura. Enfim, para aprender a escrever, é preciso que o aluno se depare com a escrita em muitas e variadas situações, pois quanto mais escrever e precisar refletir sobre esse processo, mais aprenderá sobre como a escrita funciona no processo de alfabetização. Diante da novidade do silabário ficaram interessados na aprendizagem