terça-feira, 13 de junho de 2017

XX OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA

XX  OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA

O que é a OBA?

O OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e astronáutica) é uma olimpíada de nível nacional que testa os conhecimentos de astronomia e astronáutica dos alunos das escolas públicas e privadas em todo o Brasil, do primeiro ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio, por meio de uma prova com 10 questões, dessas, 3 são de astronáutica e 7 de astronomia. A olimpíada é dividida em quatro níveis e o conteúdo das provas são compatíveis com os conteúdos abordados pela maioria dos livros didáticos do ensino fundamental e médio
A seguir o conteúdo das provas no ano de 2017:
  1.  Nível 1. Astronomia: Terra: forma, atmosfera, rotação, polos, equador, pontos cardeais, dia e noite. Lua: fases da Lua, mês e eclipses. Sol: translação da Terra, ano, estações do ano. Objetos do Sistema Solar. Constelações e reconhecimento do céu. Astronáutica: A Missão Centenário (viagem ao espaço, em março de 2006 , do Ten. Cel. Av. Marcos Pontes). Aviões, Foguetes e Satélites: O que são e para que servem? A atmosfera e sua importância para a manutenção da vida na Terra. A Exploração do Sistema Solar por meio de Sondas Espaciais. O homem na Lua. Os satélites brasileiros (SCD e CBERS). Os foguetes brasileiros (foguetes de sondagem e o Veículo Lançador de Satélites-VLS).
  2. Nível 2. Astronomia: Terra: origem, estrutura interna, forma, alterações na superfície, marés, atmosfera, rotação, polos, equador, pontos cardeais, bússola, dia e noite, horas e fusos horários. Lua: fases da Lua, mês e eclipses. Sol: translação da Terra, eclíptica, ano, estações do ano. Objetos do Sistema Solar, galáxias, estrelas, ano-luz, origem do Universo e história da Astronomia. Constelações e reconhecimento do céu. Astronáutica: A Missão Centenário (viagem ao espaço, em março de 2006 , do Ten. Cel. Av. Marcos Pontes). Aviões, Foguetes e Satélites: O que são e para que servem? A atmosfera e sua importância para a manutenção da vida na Terra. A Exploração do Sistema Solar por meio de Sondas Espaciais (ex. Voyager). Os satélites brasileiros (SCD e CBERS). Os foguetes brasileiros (foguetes de sondagem e o Veículo Lançador de Satélites-VLS). Os satélites meteorológicos e de sensoriamento remoto e suas aplicações. A Estação Espacial Internacional (ISS). O Telescópio Hubble. As instituições brasileiras voltadas ao desenvolvimento das atividades espaciais (AEB, CTA, IAE, INPE e ITA).
  3. Nível 3. Astronomia: Além dos conteúdos do nível 2: Terra: rotação, pontos cardeais, coordenadas geográficas, estações do ano, marés, solstício, equinócio, zonas térmicas, horário de verão. Sistema Solar: descrição, origem, Terra como planeta. Corpos celestes: planetas, satélites, asteroides, cometas, estrelas, galáxias. Origem e desenvolvimento da Astronomia. Conquista do espaço. Origem do Universo. Fenômenos físicos e químicos: elementos químicos e origem. Gravitação: força gravitacional e peso. Unidade Astronômica, ano-luz, mês-luz, dia-luz e segundo-luz. Constelações e reconhecimento do céu. Astronáutica: Além dos conteúdos do nível 2: A Exploração de Marte. Por que o Brasil deve possuir um Programa Espacial? O efeito estufa e o buraco na camada de ozônio. O corpo humano no espaço. Os foguetes Saturno, Ariane, Soyuz e Próton. Os ônibus espaciais.
  4. Nível 4. Astronomia: Além dos conteúdos do nível 3: Lei da Gravitação universal, leis de Kepler, lei de Hubble, história da Astronomia, espectro eletromagnético, ondas, comprimento de onda, frequência, velocidade de propagação, efeito Doppler, calor, magnetismo, campo magnético da Terra, manchas solares, evolução estelar, estágios finais da evolução estelar (buracos negros, pulsares, anãs brancas), origem do sistema solar e do universo. Constelações e reconhecimento do céu. Astronáutica: Além dos conteúdos do nível 3: A Corrida Espacial e a Guerra Fria. Como os astronautas se comunicam no espaço. Quais velocidades atingem os veículos espaciais (foguete e satélite)? Velocidade de escape. Tipos de órbita de um satélite (circular, elíptica, polar, geoestacionária). O campo gravitacional terrestre. Como manter e controlar um satélite em órbita. Por que os corpos queimam ao entrar na atmosfera terrestre? Quanto da massa total de um foguete é combustível? Quais são os combustíveis utilizados nos foguetes e nos satélites? O uso de satélites meteorológicos e de sensoriamento remoto.

Resultado oficial

RELATÓRIO DE DESEMPENHO XX OBA NV 1
Isac Oliveira dos Santos 8,85 OURO
Gheorge Luis Kienen 8 PRATA
Natalia Goebel Zanon 8 PRATA
Andrey Kauan Nunes Alves 7,75 BRONZE
Cristofer Antunes 7,75 BRONZE
Diogo Hennrik Marcondes 7,5
Julie Arissa Nemot Tamura 7,5
Kauã Luis Rocha da Conceição 7,5
Gustavo Henrique Guimarães 7,25
Larissa Kauany Tavares 7,25
Pedro Oliveira dos Santos 7,2
Vinicius Gabriel Silva Pereira 7,2
Nathália Mayara Mattos 7,15
Ane Elize Alves Recalcatti 7
Jeniffer Paola Tetzlaff Oliveira 7
Heloisa Padilha Rodrigues Freitas 6,85
Sabrine Moro Pereira 6,85
Gabriella dos Santos Andreatta 6,75
Murilo Gabriel Falchetti 6,75
Milena Maraschi Luchtenberg 6,6
Brayan Luan de Lima Santos 6,55
Lethicia Antunes 6,5
Vincenzo Tadeu Junin Alexandre 6,5
Laura Luiza Ribeiro 6,4
Maria Eduarda Tetzlaff Oliveira 6,4
David Gabriel Tavares 6,25
Kauê Gabriel Martins da Silva 6,25
Elaine Cristina Fleck Buhhrer 6,1
Gabriel Padilha 6,1
Sara de Assis Tetzlaff 6,1
Gustavo Denikosk Batista 6
Gustavo Luiz Ribeiro 5,85
Marcos Almeida de Oliveira 5,85
Gabriela da Silva Peixoto 5,6
Ana Clara Sloczuc Nilton 5,35
Franciely Souza Gavyn 5,35
Kauani de Agustinho Soares 5,25
Yasmim Letícia Caetano Licheski dos Santos 5,25
Brendha Giovana Vitoria Zubek 4,75
Roberta Vitória dos Santos 4,35
Herick Christyan de Lima da Silva 3,7

RELATÓRIO DE DESEMPENHO  XX OBA NV 2
João Vitor Bet 8,75 OURO
Laura Beatriz Maciel Siqueira 8,65 PRATA
Leticia Santos de Albuquerque 8,55 BRONZE
Camila Petry 7,8
Kauani da Silva Peixoto 7,3
Andre Confidera Serodenik 7,25
Bruno Santos Franco 7,1
Maryana da Silva Peixoto 6,8
Barbara Bruel 6,75
Brenda Leticia Alves Martins 6,75
Elnatã da Silva Furst 6,7
Murilo Henrique de Souza Leczmam 6,7
Yaskara Christyne Wolff Negai 6,7
Kauan Denikoski Batista 6,65
Kauê Ganzer 6,6
Maria Vitoria Hasper da Silva 6,6
Beatriz Vitoria Lukasewicz Silvestro 6,55
Lauane Cristine Rodrigues Leal 6,5
Pablo Borges Licheski dos Santos 6,5
Gabriel Antonio Hasper da Silva 6,45
Heloisa Pereira Ramos Correia 6,4
Arthur Martello 6,35
Maria Eduarda Borges da Silva 6,3
Jaine Carla Gonçalves Rita 6,15
Hugo Emanuel Silva da Costa 5,95
Nicolly Cristina Wesphal Mandi 5,95
Ana Carolina Kotechoski Brizola Ferreira 5,85
Ketlyn Kaune Lara dos Santos 5,75
Maria Eduarda Legat 5,7
Maria Gabriela Bristotti 5,7
Isabele Naves de Lucena 5,6
Marcela Basto Kanawate 5,3
Estefany Amanda Bolzan 5,25
Tano Plodowski Ramos da Silva 5,25
Vitor de Oliveira Candido 5,15
Guilherme Soares Gab 5,1
Kerolim Medeiros Pereira do Nascimento 5,05
Guilherme Lino Arndt 5
João Pedro Borges de Oliveira 5
Marjury Melissa dos Santos Pinguelo 4,95
Adrian Borges Leite 4,9
Maysa Morais Agostiniaki 4,9
Luana Tibes de Oliveira 4,85
Lisandra Lurdes Martins 4,75
Yan Vinicius Pires do Prado 4,75
Cauã Eduardo Souza da Silva 4,7
Tais Cristine Quintino Fidelis 4,7
Joao Victor Pinheiro 4,65
João Vitor Pinheiro de Lima 4,65
Henrique Gabriel Afonso Almeida 4,6
Vinicius Caetano Licheski dos Santos 4,6
Heloisa Geovana Gomes Batilana 4,5
Richard de Souza Alvez 4,45
Maria Isadora Silvana Nascimento 4,35
Fernanda Rosa de Oliveira 4,2
Nathalia Fabrecney Marqueze 4,1
Kauan Veiga de Souza Pedro 4
Mateus dos Santos Ribeiro 3,9
Sarah Kimberly de Lima Santos 3,9
Keyla Karoline Grosskopf 3,8
Laura Almeida da Cunha 3,5
Ana Caroline dos Santos 3,4
Ana Maria de Abreu 3
Bruna Nascimento da Silva 2,95

AGRADECIMENTOS

Grato aos professores colaboradores que fizeram possível esse projeto junto aos alunos da Escola Claiton Almir Hermes. O resultado foi excelente! Grato aos alunos que se dedicaram, estudaram deram o seu melhor na realização da prova, que tiveram bom resultado na olimpíada. Esperamos para os próximos anos grandes ganhos na vida de cada aluno nessa iniciação no mundo cientifico. Em uma época em que o novo, em apenas instantes já se torna ultrapassado, é nosso dever como educador e aluno, explorar, ir além do que esta proposto, se dedicar em dobro, se sacrificar, dar o seu melhor para assim, juntos um futuro glorioso construir.


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